terça-feira, 7 de junho de 2011

É clichê falar de Ronaldo?

Àqueles que dizem "não ganho nada dele", minhas sinceras desculpas, mas Ronaldo merece esse post.
1994: primeira copa do mundo aos 17 anos. O técnico da seleção italiana já o chamava de "Fenômeno".
Sessenta e dois gols em 97 jogos vestindo a camisa do Brasil. Sua carreira totalizou 517 jogos com 352 gols. E não eram simples, eram aqueles que o torcedor grita GOLAÇO!

Problemas infinitos no joelho (o mais grave em 2000), cenas que doíam em nós, tristeza, choro. Recuperação, raça, confiança, determinação. Retorna o fenômeno para agradar nossos olhares e acalmar nossos corações em jogos decisivos.
9/dez/2008: anúncio da contratação de Ronaldo pelo Corinthians. E volta às suas origens brasileiras para finalizar sua carreira. Seria ironia do destino um jogador consagrado, o qual sempre tive admiração, vir finalizar sua carreira no meu time desde criancinha? Não importa, foi uma alegria indescrtível. Confesso que não esperava que fizesse muitas coisas pelo Corinthians, mas só o nome me fez feliz.
4/mar/2009: Primeiro jogo vestindo a camiseta do Todo Poderoso pela copa do brasil.
8/mar/2009: Seu segundo jogo. Campeonato paulista contra o Palmeiras. Estávamos perdendo de 1. Aos 47min do 2ªT, marcou o primeiro gol pelo Corinthians. Gritei com uma mulher no telefone, que queria falar com minha mãe (ela assustou e achou que eu tivesse passando mal). Comemoramos como uma vitória. Saíram as piadinhas dele quebrando alambrados devido ao peso, mas e daí? Era ele, retornando com toda sua força e categoria. Por aqui, foram um total de 69 jogos e 35 gols. Ninguém esperava tanta raça, força de vontade. Ninguém esperava que ele trocasse o flamengo, seu time de coração, pelo corinthians. Seu apreço pela torcida da gaviões. Sua trajetória no Corinthians, assim como em sua carreira, foi FENOMENAL!

Mas isso são estatísticas, números, lembranças. Coisas que infelizmente acabaram depois do dia 14/fev/2011, com o anúncio de sua aposentadoria, desculpando-se por suas dores físicas, agradecendo pelo apoio, chorando, e dizendo que deu seu máximo, que nem mesmo ele esperava isso. Lágrimas escorreram de milhões de pessoas no Brasil e, sem dúvida, no mundo todo.
Contou sobre seu hipotireoidismo e disse, da forma mais calma e sincera: "muitos de vocês repórteres talvez agora tenham peso na consciência pelas piadas sobre meu peso, mas não tenho raiva de vocês. Eu não podia fazer o tratamento, pois seria pego no exame de doping e também não queria parar de jogar.".

Minha adoração e respeito por ele não diz respeito ao Corinthians. Assim como outros torcedores, de diversos times, não importa cor/raça/idade, torceram por ele. Pela pessoa dele. Todos acreditaram nele quando nem mesmo ele tinha certeza. Mas sua fé, dedicação por inúmeras recuperações, suas voltas por cima são o marco de sua história. Um menino que passou fome, um jogador que correu atrás do seu destino, um homem que ganhou todo dinheiro e admiração que podia e continuou sendo humilde e muito, mas muito, agradecido a todos.
Um homem com essa riqueza, história, alma, coração. Visitou as crianças no Haiti para alegrá-las. Doou para ajudar a população.

Parabéns Ronaldo Luís Nazário de Lima, pelo jogador que foi e pela pessoa que é. Por esse sorriso clássico. Por ter nos feito chorar com você, fosse de tristeza, fosse de alegria. Obrigada por nos mostrar o que é tentar mais uma vez, e mais uma, e outra e outra...

Obrigada e parabéns pelo ídolo que sempre será, pela história emocionante que contaremos para nossos bisnetos: A HISTÓRIA DO FENÔMEMO!

Um comentário:

  1. Amei a colunaaa!! Lindíssima e emocionada! Parabéns pribinha!
    Massss só uma observação... esse lance aí do dopping é mentira, vc sabe né. Hipotiroidismo nada mais é que a produção diminuida do hormônio tireoidiano pelo organismo. Então é só tomar o hormônio para regularizar e diminuir os efeitos da doença. Não é considerado dopping.

    ResponderExcluir